quinta-feira, 14 de abril de 2011

Oficina de interpretação para o Projeto Dramaturgia - Leitura em Cena

QUEM PUDER E QUISER ESTÁ AI UMA ÓTIMA DICA DE OFICINA

AS OPORTUNIDADES SÓ APARECEM UMA VEZ APROVEITEM...


Oficina de interpretação para o Projeto Dramaturgia - Leitura em Cena


Oficineiro: André Paes leme


Data: 06/05 das 18hs às 22hs

           07/05 das 14hs às 18hs

           08/05 das 14hs às 18hs


Local: Mini - Auditório do Sesc Centro - João Pessoa


Inscrição: Dois quilos de alimentos não perecíveis até 05/05.


Local: Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa


Vagas: 35


OBS: A oficina selecionará 24 atores e 04 diretores para a Mostra

Leituras em Cena, que acontecerá em Maio.


Objetivos:


Curso prático de interpretação para atores que têm como objetivo

principal desenvolver a capacidade de construção da personagem

utilizando a análise do texto como ponto de partida. O trabalho

pretende instrumentalizar o participante para efetuar uma compreensão

dos elementos e dinâmicas do texto dramático e, através destes,

experimentar, na prática, uma composição da personagem. O participante

entrará em contato com o extrato oral/textual e deverá utilizá-lo como

fonte primeira da sua atuação. Cada participante terá a oportunidade

de trabalhar a sua composição, inicialmente, no formato de uma leitura

dramatizada e, num segundo momento, num fragmento da cena construído

com mais detalhes. A busca da verdade, da consciência da ação verbal e

a compreensão da medida exata da emoção, aplicada à cena, serão os

tópicos da segunda etapa do processo de aprendizagem. O ator deverá

experimentar, gradativamente, a atmosfera e a caracterização

apropriada para cada personagem apontando para uma possível encenação.


TEXTO SELECIONADO:

A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa


Descrição:


1ºdia: Análise do texto. Compreensão da ação dramática proposta pelo

autor. Entendimento das circunstâncias dadas e das forças motivadoras

das personagens. Percepção da estrutura dos diálogos, das atmosferas e

das variações do tempo-rítmo através das unidades do texto.


2º dia: Estudo da cena escolhida para trabalho prático e

estabelecimento dos primeiros passos da composição pretendida pelo

ator. Realização de uma leitura dramática da cena com definição de

pormenores para as intenções das falas.


3º dia: Investigação de uma possível espacialização para a cena e

concretização de um pequeno fragmento. Observação em DVD de fragmentos

de uma montagem.



QUEM É: André Paes Leme

Encenador com formação no Curso de Direção Teatral na UNIRIO, Mestre

em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e doutorando na

UNIRIO. Como encenador, desde 1990, já realizou mais de 50

espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e

eventos comemorativos de relevância cultural. Leciona no Curso

Superior de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade

(UniverCidade), e no Departamento de Direção Teatral da UNIRIO. Suas

últimas encenações foram: Hamelin, de Juan Mayorga, que estreou em

outubro de 2009 no CCBB - SP, Candeia, de Eduardo Rieche, que estreou

em Novembro de 2008 no CCBB - RJ e A hora e vez de Augusto Matraga, de

Guimarães Rosa, que estreou em Março de 2007 no Teatro SESC Ginástico.

Destacam-se também os espetáculos: Pequenos trabalhos para velhos

palhaços (2000), Engraçadinha (2001), Chega de sobremesa (2002), A

Carta (2004), Grande Othelo (2004) e Uma última cena para Lorca

(2005). Em fevereiro de 2011 estreou o espetáculo Que o Diabo seja

cego ,surdo e mudo, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues, em

Coimbra, Portugal.

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