QUEM PUDER E QUISER ESTÁ AI UMA ÓTIMA DICA DE OFICINA
AS OPORTUNIDADES SÓ APARECEM UMA VEZ APROVEITEM...
Oficina de interpretação para o Projeto Dramaturgia - Leitura em Cena
Oficineiro: André Paes leme
Data: 06/05 das 18hs às 22hs
07/05 das 14hs às 18hs
08/05 das 14hs às 18hs
Local: Mini - Auditório do Sesc Centro - João Pessoa
Inscrição: Dois quilos de alimentos não perecíveis até 05/05.
Local: Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa
Vagas: 35
OBS: A oficina selecionará 24 atores e 04 diretores para a Mostra
Leituras em Cena, que acontecerá em Maio.
Objetivos:
Curso prático de interpretação para atores que têm como objetivo
principal desenvolver a capacidade de construção da personagem
utilizando a análise do texto como ponto de partida. O trabalho
pretende instrumentalizar o participante para efetuar uma compreensão
dos elementos e dinâmicas do texto dramático e, através destes,
experimentar, na prática, uma composição da personagem. O participante
entrará em contato com o extrato oral/textual e deverá utilizá-lo como
fonte primeira da sua atuação. Cada participante terá a oportunidade
de trabalhar a sua composição, inicialmente, no formato de uma leitura
dramatizada e, num segundo momento, num fragmento da cena construído
com mais detalhes. A busca da verdade, da consciência da ação verbal e
a compreensão da medida exata da emoção, aplicada à cena, serão os
tópicos da segunda etapa do processo de aprendizagem. O ator deverá
experimentar, gradativamente, a atmosfera e a caracterização
apropriada para cada personagem apontando para uma possível encenação.
TEXTO SELECIONADO:
A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa
Descrição:
1ºdia: Análise do texto. Compreensão da ação dramática proposta pelo
autor. Entendimento das circunstâncias dadas e das forças motivadoras
das personagens. Percepção da estrutura dos diálogos, das atmosferas e
das variações do tempo-rítmo através das unidades do texto.
2º dia: Estudo da cena escolhida para trabalho prático e
estabelecimento dos primeiros passos da composição pretendida pelo
ator. Realização de uma leitura dramática da cena com definição de
pormenores para as intenções das falas.
3º dia: Investigação de uma possível espacialização para a cena e
concretização de um pequeno fragmento. Observação em DVD de fragmentos
de uma montagem.
QUEM É: André Paes Leme
Encenador com formação no Curso de Direção Teatral na UNIRIO, Mestre
em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e doutorando na
UNIRIO. Como encenador, desde 1990, já realizou mais de 50
espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e
eventos comemorativos de relevância cultural. Leciona no Curso
Superior de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade
(UniverCidade), e no Departamento de Direção Teatral da UNIRIO. Suas
últimas encenações foram: Hamelin, de Juan Mayorga, que estreou em
outubro de 2009 no CCBB - SP, Candeia, de Eduardo Rieche, que estreou
em Novembro de 2008 no CCBB - RJ e A hora e vez de Augusto Matraga, de
Guimarães Rosa, que estreou em Março de 2007 no Teatro SESC Ginástico.
Destacam-se também os espetáculos: Pequenos trabalhos para velhos
palhaços (2000), Engraçadinha (2001), Chega de sobremesa (2002), A
Carta (2004), Grande Othelo (2004) e Uma última cena para Lorca
(2005). Em fevereiro de 2011 estreou o espetáculo Que o Diabo seja
cego ,surdo e mudo, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues, em
Coimbra, Portugal.
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